1. Levar uma cobertura de emergência para um bivaque é mais leve e compensa mais que uma barraca?
|
Barraca Mínima II Camp |
Veja bem, se você busca necessariamente a solução mais leve possível, não há como vencer a leveza de um Kit de Bivaque de
emergência, porém, uma barraca ultra leve de 1 pessoa (ou mesmo 2, se você viaja acompanhado) lhe oferecerá maior conforto e uma noite mais revigorante. Um casal, por exemplo, pode dividir o peso da barraca entre os dois, enquanto um leva o dormitório, o outro pode levar o sobre teto e as varetas. Uma outra solução a considerar é o uso de Rede, as quais são leves e não necessitam de transportar estrutura, mas é preciso saber usá-las para ter uma noite confortável.
2. Botas de Couro ou Tecidos Sintéticos?
|
Bota Nomade Kevlar |
O Couro é mais durável e tem uma repelência natural a água, mas como qualquer outro produto de Couro, ele necessita de uma manutenção para mantê-lo sempre com qualidade. Já as botas Sintéticas, apesar de também requererem certa manutenção, elas ainda sim aparentam menor desgaste após a atividade. As Sintéticas, geralmente, são mais confortáveis nos primeiros usos, diferente do Couro que precisa amaciar, porém elas precisam necessariamente ter uma membrana impermeável para torná-las resistente a água. As de couro hidro-fugado são repelentes a água sem necessidade de membrana. As botas Sintéticas são oferecidas em maior número de cores e combinações, diferente das limitações de tonalidade do Couro natural. As botas Sintéticas, por outro lado, podem ter de ser abandonadas após um rasgo no tecido, por isso, se você optar por botas Sintéticas, procure as de tecidos mais resistentes a abrasão, como a Cordura ou o Kevlar. Em resumo, escolha o seu tipo de bota, levando sempre em considereração a necessidade de amaciar a Bota de Couro e a qualidade do tecido utilizado na Bota Sintética.
3. Todas as Bússolas são Iguais, posso comprar a mais barata?
|
Bússola Modelo A30 Suunto |
As bússolas Não são todas iguais. Bússolas baratas demais, fatalmente, não são muito precisas. Procure comprar marcas internacionalmente conhecidas pela qualidade, como, por exemplo Suunto, Silva e Recta. Com essas você estará seguro. Esses fabricantes de qualidade (citados) possuem uma linha de bússolas que vai desde modelos mais simples até os mais sofisticados. O que muda é a facilidade de uso e a resolução em graus, que pode ser de 5 em 5 graus, 2 em 2, ou 1 grau. Quanto maior a resolução (1 em 1 grau), melhor a bússola. Outros fatores podem lhe ajudar a escolher a sua bússola. Algumas possuem ajuste de declinação magnética, que permite compensar a diferença entre o norte magnético e o norte verdadeiro. Diferentes fluidos internos oferecem maior agilidade e estabilidade na agulha. Bússolas com valores médios entre 70 e 100 reais, de marcas de qualidade, são, em geral as mais indicadas para a maioria dos praticantes de trekking e hiking.
4. Quão Potente deve Ser minha Lanterna de Cabeça?
|
Lanterna Fuel 4 Leds Princeton |
Isso depende totalmente do que você fará com sua lanterna de cabeça. Comprando a lanterna ideal para sua atividade você economizará com pilhas e também proverá a iluminação correta, sem incomodar o ambiente o ambiente ou outras pessoas. Vamos a um exemplo prático: Se você é um corredor de aventura e se movimentará rápido, será necessário enxergar mais longe e antecipar seus movimentos, com isso você precisa de uma lanterna de foco longo e mais brilhante. Em uma situação oposta, quem precisa de utilizar uma laterna dentro de uma barraca, por exemplo, não precisa de uma lanterna de foco longo e brilhante, ao contrário, precisará de uma lanterna de foco aberto e mais suave (15 lumens é suficiente). Em uma situação de caminhada noturna, sem luz da lua, uma lanterna de aproximadamente 60 lumens já é suficiente.
5. Quais são os Benefícios de se Usar os Bastões de Caminhada?
Faça o seguinte teste. Utilizando-se de uma balança caseira, suba e veja seu peso. Em seguida, usando-se de algum apoio, faça uma pressão, como se estivesse usando bastões de caminhada. Você verá que o seu peso reduzirá em vários quilos. Esses quilos a menos é a carga que você está tirando de suas pernas, joelhos e também das costas. Seus músculos do braço serão utilizados e ajudarão na distribuição do peso.
6. A Lama pode Destruir meu Equipamento?
A lama pode parecer inofensiva, porém ele pode ser ácida, principalmente quando misturada a fezes de animais, comuns em regiões de pasto. Uma bota cheia de lama, pode, se não for limpa a tempo, iniciar um processo de desgaste do couro ou do material sintético e levar a um rasgo. Conclusão, limpe seu equipamento para evitar desgaste prematuro. Chegar de uma aventura e limpar seu equipamento (roupas, barraca e acessórios) é uma atividade necessária, higiênica e que também faz bem para o bolso.
7. Quão durável podem ser os Equipamentos Ultra Leves?
|
Rede Adventure Kampa |
Na última década inúmeros equipamentos esportivos se tornaram inacreditavelmente leves, mas muitos deles são assustadoramente caros. Um equipamento feito de titânio ou carbono, como um bastão de caminhada, é resistente e leve, porém tem alto preço. Essa relação de leveza e alto preço estão juntas quando falamos em durabilidade. Quero dizer que: Não existe um produto ultra leve, resistente e durável por um preço baixo, isso é quase fato. Opa, lembrei aqui da Rede Adventure Kampa, essa é uma exceção. Talvez exitam outras que não me lembro agora, mas são raras. Embora equipamentos muito leves (mochilas, roupas, botas, etc) não sejam tão duráveis, eles proporcionam conforto e performance incomparáveis.
8. Porque as Botas de Couro precisam de Membrana para se Tornarem Impermeáveis? O couro já não é impermeável?
O couro é naturalmente resistente a água, mas não é impermeável. Ele precisa ser tratado para se tornar impermeável, além da necessidade de mantê-lo limpo e bem cuidado. As membranas utilizadas nas botas impermeáveis protegem todos os pontos de entradas de água, como costuras e ilhoses.
9. Compensa investir pouco em um equipamento mais barato do que gastar com equipamentos caros?
Depende. Partindo do principio que o produto mais barato também é indicado para a atividade que você realizará, se você está precisando economizar, você provavelmente terá que sacrificar em design, peso ou durabilidade. Por exemplo: uma barraca barata, impermeável e bem feita, com certeza será mais pesada que sua versão mais cara, com varetas de alumínio. Ou seja, neste caso poupamos dinheiro, mas teremos que carregar mais peso. A questão é ajustar seu orçamento e balancear nos equipamentos. Invista mais no que for mais importante para você e menos nos itens de menor importância. Outro fator a considerar é a frequência de uso, se você aventura-se com frequência, um equipamento mais caro pode acabar saindo mais barato, principalmente se ele for mais durável. Produtos feitos de Cordura duram bem mais (3 a 5 vezes) que outros feitos em nylon convencional, isso, para uma mochila por exemplo, pode fazer diferença no seu bolso.
10. Sou Mulher, preciso comprar equipamento específico Feminino?
A resposta é não, PORÉM você irá querer comprar o equipamento Femino. As roupas feitas especialmente para mulheres vestem muito melhor nelas, as mochilas com costado feminino também. Algumas peças unisex podem ficar um pouco compridas aqui ou largas ali. É claro que tudo depende do seu corpo, mas cada vez mais fabricantes lançam linhas de produtos específicas para mulheres.
11. Todo meu Equipamento deve ser Impermeável?
|
X-Sensor Feminino Solo |
Não. Em muitas circunstâncias equipamentos impermeáveis podem ser seu maior inimigo. Quanto mais impermeável uma roupa, menor a capacidade dela respirar, o que pode te levar a ficar com o corpo molhado de suor. Muitos tecidos impermeáveis prometem ser respiráveis, porém há limitação para isso, não existe milagre, o processo de respiração existe, mas é lento. Se a atividade for intensa e o clima for quente, a impermeabilidade pode não ser indicada. Por outro lado, uma mochila impermeável (estanque) não sofrerá qualquer problema e salvará todo seu equipamento. Em locais frios, ficar molhado não é nada bom, por isso nesses casos roupas impermeáveis são imprescindíveis.
12. Devo utilizar Spray com Impermeabilizante para Renovar meu Equipamento Impermeável?
Sim, você pode, porém leve em consideração que você perderá a capacidade de respiração prometida pelo fabricante (se houver). Há alguns relatos de pessoas que aplicaram spray impermeabilizante e tiveram com maior frequência condensação junto ao corpo. Produtos como barracas, botas e luvas também podem ter sua impermeabilização recuperada com um aplicação de impermeabilizante em spray. Existem também impermeabilizantes aplicados por imersão do tecido em água, esses são mais difíceis de achar no Brasil.
13. Quais as vantagens da utilização de Jaquetas tipo Down Jackets com forração térmica sintética e as naturais?
|
Jaqueta HellFire Down Columbia |
Esse tipo de Jaqueta é quente, leve e de fácil compressão. As de plumas naturais são ainda mais compactas e leves que as de fibra sintética e, se lavadas com o devido cuidado (leia na etiqueta do produto), podem durar por muitos anos. As Jaquetas com fibra sintética não duram tanto, mas são mais baratas.
14. Posso substituir o Aparelho de GPS tradicional pelo Sotware de GPS do meu Smartphone?
Os softwares encontrados nos smartphones mais modernos são sofisticados como um GPS tradicional, possuem bons mapas e aplicativos, porém eles não foram desenvolvidos para o uso robusto de um GPS tradicional. A bateria de seu smartphone não foi feita para aguentar por muito tempo, ou seja, você pode ficar na mão quando mais precisar.
15. Porque algumas luvas de montanhismo tem um laço junto a um dos dedos?
Esse laço, conhecido como laço de mosquetão, é feito para transportar suas luvas penduradas na cadeirinha de escalada. Prendendo por esse laço as luvas ficam com a abertura voltada para baixo, prevenindo a entrada de sujeira, neve ou chuva. Muitas luvas também tem um pequeno mosquetão na lateral, que serve para unir uma luva a outra e facilitar o transporte.
16. A capacidade informada no lado de fora da mochila está sempre correta? Vejo mochilas com a mesma capacidade estampada, porém com tamanhos bem diferentes.
Na realidade, não existe um método universal para medição da capacidade da mochila em litros, por isso cada marca usa uma técnica e isso pode diferenciar bastante o resultado. Se aferido corretamente, muitas mochilas podem apresentar muitos litros a menos ou a mais. Se você for até uma loja de aventura, escolha sua mochila e coloque materiais dentro dela, simulando seus equipamentos. Dessa forma você compra o tamanho correto.
17. Quando usar Luvas com Dedos Separados ou Luvas com Dedos Unidos?
As luvas com Dedos Unidos, conhecidas por Mittens (em inglês), são mais quentes, pois mantém os dedos unidos, permitindo a troca de calor entre eles e também oferecem menor área exposta ao frio. Já as luvas com dedos soltos permitem uma mobilidade e sensibilidade maior, com menor necessidade de retirá-las para exercer alguma atividade manual. Em situações de frio extremo, opte pelas luvas com dedos unidos, mas use uma luva de dedos separados por baixo.
18. Os Carregadores Solares Funcionam?
|
Carregador Solar Guepardo |
Sim, os carregadores solares funcionam, principalmente em países de clima tropical, como o Brasil. O Sol forte pode gerar energia suficiente para carregar um celular ou GPS, porém verifique a capacidade dos aparelhos disponíveis. Alguns podem até aguentar um notebook.
19. Por onde meu Corpo perde Calor e Como Evitar?
Nos dias de frio intenso nós perdemos calor pelas partes do corpo expostas ao tempo, são elas, a cabeça, as mãos e também os pés. Para diminuir essa perda de calor, utilize boas luvas, gorros, balaclava e meias apropriadas para o frio intenso.
20. O Frio afeta Baterias e Eletrônicos?
Sim, afeta. A maioria das baterias perderá bastante de sua autonomia sob condições de clima frio. Existem baterias feitas especialmente para clima frio. Eletrônicos também podem ter seu funcionamento afetado, por isso é bom consultar o manual do produto para ver a faixa de temperatura que ele opera. Uma dica é manter o equipamento eletrônico junto ao corpo, para que ele se mantenha aquecido. Utilize os bolsos internos de sua jaqueta.
Matéria extraída da Trail Gear Guide 2012, adaptada por Augusto Canabrava.