@Dentromochilao
Foto: Cristiane Marques |
Todo contato humano na natureza gera algum impacto e tentar minimiza-los é obrigação de todo viajante. Esses lugares nos atraem por suas belezas naturais, pela tranquilidade, meditação, contemplação, entre outros motivos.
Muito dos lugares naturais que recebem grande quantidade de turistas sofrem com impactos ambientais e suas belezas naturais correm sérios riscos por falta de consciência de preservação.
Viajantes que conhecem uma preciosidade natural não muito explorada pelo turismo querem "guardar" o local há setes chaves em total segredo, para que não seja descoberto pela massa. Quem nunca conheceu uma praia deliciosamente deserta e não quis contar para ninguém com medo de espalhar a notícia e de repente virar o "point" da galera? E aquela cachoeira que só o nativo sabe guiar? E a vilazinha lá no interior que se chega só por indicação de um amigo?
Para que gerações vindouras possam usufruir desses locais com a mesma intensidade de belezas, é preciso cuidar desse ambiente que nos recebe.
Abaixo algumas dicas preservação :
- Carregue um saco plástico para depositar todo seu lixo (INCLUINDO PONTAS DE CIGARROS);
- todo o lixo gerado deve ser levado de volta para sua casa;
- lixo orgânico deve ser enterrado, para não atrair animais silvestres e não poluir visualmente o local. Caso não possa enterrar, leve de volta com você;
- caminhe pelas trilhas já existentes, novas trilhas causam erosões no solo;
- não arranque flores e folhas em nenhuma circunstância. Elas são mais bonitas (vivas) no seu habitat natural;
- evite fazer fogueiras na mata;
- caso necessite fazer uma fogueira faça de forma natural, usando galhos e folhas secas;
- sempre apague e certifique-se que não há nenhum resquício de fogo. Uma pequena faísca pode gerar um incêndio;
- para as necessidades fisiológicas não use o rio, lago ou cachoeira como banheiro. Faça um buraco na terra (não se esqueça de tapa-lo posteriormente);
- o buraco deve ser em um lugar não transitável e distante de nascentes para não poluir o solo;
- não use bronzeador, xampus, cremes e sabonetes em águas naturais, pois esses produtos em geral são poluentes.
ECOTURISMO
Foto: Cristiane Marques |
“Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.” Ministério do Turismo
A valorização e preservação do meio ambiente são preocupações constantes dos amantes da natureza que vêem na sustentabilidade uma maneira de preservar e manter o patrimônio natural. Prezam pelo contato com ambientes naturais e a realização de atividades que proporcionam vivenciar e conhecer o meio profundamente.
O Ecoturismo em uma região trás benefícios para minimizar os impactos e proteger essas aéreas. Sabendo que o turista busca aquele local por causa da natureza, os nativos passam a trabalhar com educação ambiental e incentivam a preservação. Dessa forma, cria-se um ciclo entre moradores conscientes e turistas responsáveis unidos pelo respeito ao meio ambiente procurando sempre preservá-lo.
"Da natureza, nada se tira a não ser fotos, nada se deixa além de pegadas e nada se leva além de lembranças."