terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Preparados para caminhar?

Por Cristiane Marques para Arco e Flecha
@dentrodomochilao

O ato de caminhar é um ótimo exercício para o corpo e mente, podendo ser praticado por qualquer pessoa. Os benefícios da caminhada são inúmeros, entre os mais importantes podemos citar a melhora da circulação sanguínea, liberação de endorfina no corpo responsável pela sensação de relaxamento e ânimo, controle dos níveis de colesterol e fortalecimento dos músculos.

Pesquisas apontam que a pessoa se sente mais animada e relaxada para realizar outras atividades após a caminhada.

 E o melhor, você não paga nada por isso! Só vai precisa de disposição e um tênis adequado.

“A caminhada é o inicio de um treinamento para melhorar o condicionamento cardio respiratório. Para manter o coração saudável, basta caminhar.” diz Laylson Américo, personal trainer.

Deixe a preguiça de lado e insira a pratica da caminhada no seu dia a dia. Caminhe até a padaria, farmácia, banco, ... Opte subir pelas escadas em vez de pegar o elevador. Se mora perto do trabalho ou da faculdade deixe o carro e vá caminhando. Mesmo que a distância percorrida não seja muita longa, seu corpo gastará calorias melhorando os níveis de gordura no sangue e diminuindo os riscos de problemas causados por obesidade e sedentarismo como diabetes, hipertensão, osteoporose e cardiopatias.

Do cotidiano para o esporte.

Trekking é a pratica de percorrer trilhas caminhado em percursos longos ou curtos, visando o prazer de caminhar e o contato com as belezas naturais daquela região. A diferença dessa prática é o local e o tempo percorrido. O trekking é realizado por trilhas em contato com a natureza e quase sempre há pernoites.

A atividade pode ser praticada sozinho ou em grupos e não tem contra indicação de idade (desde que não ultrapasse os limites do seu corpo). Para verificar se uma trilha está de acordo com seu preparo físico avalie o tipo de terreno, altitude, clima da região, tempo de caminhada, exposição ao sol e tipo de solo.

Algumas rotas para prática:

Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) : 1 dia*
Parque Nacional da serra da Bocaína (RJ): 1 dia*
Parque Nacional da Serra da Capivara (PI): 2 dias*
Circuito do Diamante (Chapada Diamantina/BA): 7 dias*

Lapinha a Tabuleiro (MG) - 4 dias*
Circuito Sertão Zen (Chapada dos Veadeiros/GO): 5 dias*
Jalapão (TO): 10 dias*
Estrada Real (Diamantina/MG até Parati/RJ): 20 dias*
*Os dias de caminhada são variáveis.  
Dica: O Brasil oferece várias opções para pratica de treeking, pesquise e descubra a qual é seu perfil para caminhada.

 Equipamentos

Alguns equipamentos dão mais conforto às caminhadas e são importantes para a segurança do caminhante, porém três são fundamentais:

Mochila: Independente dos dias que irá caminhar a mochila deve ser pequena e leve. Lembre-se que durante todo percurso quem a carregará será você. Mochilas de até 50L são ideais.
Cajado (bastão): ótimo equipamento para poupar os joelhos principalmente nas descidas, ele divide o peso da mochila entre o bastão e seu corpo, dando mais estabilidade em terrenos difíceis.
Calçados: Não precisa ser uma bota especializada de treeking se você não irá praticar regularmente; mas opte por tênis e botas que tenham amortecedores de impacto.

Outros itens que não pode faltar:


  • cantil;
  • lanterna;
  • protetor solar;
  • boné;
  • saco para lixo (não deixe sujeira pela trilha)

Lembre-se de beber muita água, proteja-se do sol, antes de começar faça alongamentos, use roupas leves e coma frutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário