segunda-feira, 25 de junho de 2012

Frio: Os Riscos e Como se Proteger

O que você deve levar para um lugar frio  - e quando você deve usar...

Todos os montanhistas já tiveram experiências com frio em algum momento de suas aventuras, mas o que devemos evitar é que este frio nos pegue desprevenido e transforme a situação em "Sinistra", principalmente nesta época do ano. Saber com encarar o frio é simples e vital para todo esportista outdoor.

Os dois maiores inimigos térmicos do corpo nas montanhas são o vento e a umidade. Um vento de 30km por hora, por exemplo, em um dia de 4 graus Celsius pode abaixar a temperatura para congelantes -8°C. A umidade pode retirar calor do seu corpo 27 vezes mais rápido do que o ar. Por estas duas razões, manter-se seco e protegido do vento é vital em situações de emergência térmica.

Vestir-se em camadas (underwear, camada quente de fleece ou down Jacket e camada impermeável) é a melhor forma de manter-se quente e protegido. Para quem está programando atingir picos mais altos, escalar vulcões, trekking no gelo ou mesmo esquiar, é imprescindível a jaqueta, calça e calçados impermeáveis. A camada quente, mesmo que não necessária no momento em que você está praticando a atividade em si, deve ser levada protegida dentro de sua mochila, pronta para usar assim que você precisar.


Existe uma técnica simples e muito eficaz de vestir uma blusa de fleece quando se está usando uma jaqueta impermeável. Ao invés de ter de tirar toda a jaqueta para vestir o fleece (demorando mais tempo e retirando maior calor do corpo), você pode abrir o zíper da jaqueta impermeável até sobrar apenas 5 a 10 cm do final. Depois é só retirar seus braços da Jaqueta e deixá-la cair em volta do corpo (como uma "saia). Em seguida veste-se a blusa de fleece e volta a encaixar os braços na jaqueta impermeável e fechar o zíper. Esse processo é rápido e evita que você tenha que jogar duas roupas no chão (principalmente neve ou gelo).

Em um situação de frio extremo, caso você se esteja molhado, o mais indicado é que você encontre um abrigo e se seque. Esse abrigo pode ser uma barraca de emergência, onde você poderá vestir roupas secas e ficar por alguns minutos até que se corpo esquente. Em caso de tempestade, o abrigo de emergência também será muito útil.

Poucas pessoas sabem, mas consumir bebidas alcoólicas não é recomendado, pois além de não esquentar, o álcool é um vaso dilatador e ajuda a perder calor mais rápido. Ou seja, ao invés de levar um conhaque (mito), leve uma sopa ou chá, que pode ser aquecido rapidamente com um fogareiro.

Durante uma súbita tempestade no alto da montanha, se você estiver em condição de armar um acampamento, entrar na barraca e no saco de dormir, será uma ótima opção. Caso você não esteja com sintomas de hipotermia e resolva descer da montanha em até 2 horas, pode ser uma boa opção também.

Como identificar a Hipotermia


Ironicamente, a maior parte dos casos de hipotermia ocorre entre temperaturas de 5°C a 10°C positivos. Talvez isso ocorra porque as pessoas pensam não ser uma faixa de temperatura perigosa. Outro agravante para que coloca as pessoas no grupo de maior risco é a má alimentação e o cansaço. A Hipotermia tende a chegar rápido nesse grupo de pessoas, devido a falta de energia no corpo.

Quando a temperatura do corpo desce a menos de 37°C o primeiro órgão afetado é o cérebro. Um súbito cansaço e dificuldade de ordenar os pensamentos. Outros sintomas da hipotermia são:


  • Câimbras musculares, a circulação de sangue se concentrará nos órgãos vitais;
  • Perda de coordenação motora, desequilíbrio, stress emocional;
  • Tremores incontroláveis;
  • Palidez, nas mãos, pés, rosto e outras partes;
  • Letargia, apatia;
  • A personalidade da pessoa muda, se torna mais individualista, mudança brusca no comportamento.
Conforme a situação vai se tornando mais séria, a tremedeira vai cessando, caminhar ficará muito difícil, a pessoa torna-se irracional, pode sofrer de amnésia, alucinações e dilatação das pupilas, apontando que o corpo já deve estar chegando a temperatura inferior a 33°C. Abaixo de 30°C o coração baterá de forma inconstante e, já em um estágio final, a menos de 28°C, o sistema nervoso entra em colapso, afetando o sistema cardio respiratório por completo. 

Como reagir ao perceber a Hipotermia

Sim, é possível você escapar dessa, principalmente concentrando-se em reduzir a perda de calor.

Se o "paciente" já estiver com os sintomas mais sérios da hipotermia, é muito mais importante aquecê-lo do que insistir para que ele continue andando. 

Todo montanhista deve levar consigo almofadas térmicas de emergência, que podem ser essenciais para salvar vidas. Quando ativadas, as almofadas térmicas geram calor (reação química) e pode ser posicionadas estrategicamente de forma a irrigar sangue quente para todo o corpo. Colocar uma almofada térmica, por exemplo, no pescoço, próximo da jugular, ajudará a esquentar o sangue mais rapidamente. Posicioná-la próximo das extremidades (mãos, pés, orelhas e nariz) também conterá a perda de calor.

É isso aí, a segurança é muito importante no planejamento de sua aventura.

2 comentários:

  1. Uma blusa de neoprene pode ser utilizado no montanhismo em temperaturas de -3°C.?

    Laudir Cordeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laudir,

      Blusa de Neoprene não é o mais recomendado para essa situação.

      Recomendamos o uso de 3 camadas:

      - underwear, em tecido respirável, que transporta o suor para o lado externo. Assim você se manterá seco.

      - Fleece (camada quente): essa será a "geradora" de calor, ajudará a manter seu corpo quente.

      - Camada Impermeável / Corta Vento. Essa última camada manterá seu corpo longe da umidade e não deixará que o vento atinja sua pele.

      Para uma temperatura de -3°, é preciso ter essas 3 camadas e todas elas nas versões corretas. Opte pelo underwear X-Power da Solo, Fleece acima de 200 gr/m² e Jaqueta Impermeável ao invés de um simples Anorak.

      Um abraço,

      Excluir