sexta-feira, 16 de março de 2012

Barracas: Qual é a ideal?


Por Cristiane Marques para Arco e Flecha
@Dentromochilao


Você sabia que para cada situação é necessário um tipo de barraca? Entenda que não existe a barraca perfeita. Cada uma têm suas vantagens e desvantagens; o que vai pesar na escolha será sua necessidade de uso. A barraca serve como proteção de chuva, sol e vento. Por isso cada barraca é feita para diferentes situações. Não adianta querer comprar a mais “bonitinha” se ela não vai atender suas necessidades. 

Como descobrir qual é a ideal?  Responda as perguntas: Onde vai usa-la? Vai acampar várias vezes ou fará uso eventual? No frio ou calor? Tem muito vento? Qual é o tipo de terreno? Vai carregar sua barraca na mochila enquanto caminha? Quantas pessoas a utilizarão? Essas são algumas das respostas que você precisa ter em mente para fazer a escolha certa.

CATEGORIAS
Três estações: ideais para primavera, verão e outono. Essas barracas também aguentam o frio de climas tropicais. São leves e têm uma variedade de opções no mercado com janelas de ventilação, avancê (aquela “varandinha” na porta) e capa.

Quatro estações: ideias para climas frios e são mais resistentes ao vento e condições extremas, pois também isolam a temperatura interna.

PESO
Se você vai viajar de carro, avião, ônibus ou trem e a maior distância percorrida será entre um terminal e o lugar onde irá acampar tudo bem levar uma barraca um pouco mais pesada. Entretanto, se for carregar nas costas mochila + barraca caminhando por trilhas não invente de comprar uma barraca família de 5kg. Barracas leves variam de 0,5kg a 1,0kg. Um tamanho de barraca confortável para três pessoas pode chegar até 3kg (essas são as mais comuns). Quanto maior as dimensões da barraca, maior será o peso.

Pequenas (uma a duas pessoas) – 0,5kg a 1,5kg
Médias (duas a três pessoas) – 2kg a 4kg
Grande (mais de três pessoas) – 5kg a 10kg

COSTURA
Verifique se a costura é selada. Se necessário reforce com silicone liquido selador.

VARETAS
Alumínio é mais resistente, não corroem quando molhados e são indicados para usar em lugares com muito vento. Fibra de vidro é mais leve e flexível, mas podem entortar com ventos fortes.

ESTRUTURA
Paredes duplas são ideais, pois são impermeáveis. Cuidado com barracas feitas com capas de materiais que não “respiram”.

ACESSÓRIOS
Escolha barracas com bolsos dentro nas laterais, eles darão maior conforto na hora de ter em mãos objetos pequenos como óculos, relógio, pente e outros. Gancho ou tela no teto servem para colocar lanternas.

CORES
Marrom, verde musgo e cinza escuro mesclam com a paisagem e não são as mais recomendadas para quem vai usar em lugares selvagens. Cores vivas como vermelho, verde limão ou amarelo são bem mais fáceis de serem localizadas e permitem que entrem mais luz durante o dia.  

LONA NA CHUVA
É um samba de crioulo doido essa combinação de lona e barraca...  
Não adianta chover e tacar a lona em cima ou coloca-la toda aberta embaixo... Isso não irá funcionar! O certo é usar a lona como teto de proteção sem necessidade de tocar na barraca criando uma 3°capa. Para a parte de baixo coloque a lona na medida da barraca sem sobras que possam reter a água.  

CUIDADOS
  • Nunca guarde a barraca molhada. A melhor opção é deixar secar para evitar mau cheiro e o risco de mofar.
  • Quando dobrar a barraca para guardar tenha um pano úmido em mãos e limpe a parte de baixo.
  • Opte em acampar na sombra, pois o sol desgasta o nylon. 


Dica: o lugar indicado para uma pessoa indicada pelo fabricante reserve para sua bagagem. 

Um comentário:

  1. Dicas úteis pra vc que tb já passou raiva com sua barraca =)

    Eu já passei mt,mt,mt rsrsrsrsrsr...
    Agora segui as dicas da Cris e comprei minha barraca perfeitinha pra mim, facílima de montar =)
    Boaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Cris
    Brigada
    Tannetti
    bjim

    ResponderExcluir