Para QUAL atividade?
Antes de comprar sua jaqueta impermeável, é preciso definir qual a atividade que você realizará com ela. É preciso comprar a roupa adequada a atividade. Basicamente, podemos dividir em 3 categorias:
1. Padrão: Para uso em caminhadas e trekking por vales e trechos de subida em montanhas.
2. Montanhismo Técnico: Esta categoria inclui trekking no inverno (montanha gelada, neve), montanhismo e alpinismo.
3. Multi Atividade: Jaquetas mais leves, utilizadas em ciclismo, corrida e também escalada. Estas são mais conhecidas como Anoraque (Anorak).
Abaixo vamos citar características importantes que devem ser observadas quando você for comprar sua próxima Jaqueta Impermeável.
Capuz (1)
O capuz precisa se movimentar junto com a sua cabeça (nada de capuz engessado), de forma a não restringir sua visão, além da questão conforto. O capuz deve ter regulagens que permitam acomodá-lo em sua cabeça, sem cair sobre o rosto e também fechando as entradas de ar (se necessário). Se você também pensa em utilizar a jaqueta casualmente, é importante verificar se a jaqueta tem compartimento apropriado para guardar guardar o capuz (enrolado), ou mesmo capuz removível.
Zíper (2)
Os zipers tradicionais não são impermeáveis e corta vento, por isso é imprescindível que você verifique se a jaqueta possui abas protetoras sobre o zíper ou mesmo os zíperes costurados de forma inversa e com selo de proteção impermeável.
Ventilação (3)
É muito importante que a jaqueta possua pontos de ventilação, geralmente localizados abaixo dos braços, ou mesmo bolsos laterais em tecido interno mesh que permitem a entrada de ar quando necessário.
Bolsos (4)
Os bolsos precisam ser de acesso fácil, mesmo quando se estiver usando uma mochila cargueira. Devem existir bolsos espaçosos, que comportem um mapa ou guia do passeio. Alguns bolsos, longos demais, podem descer abaixo da linha da cintura, dificultando retirar objetos pequenos que acabam se acomodando abaixo da barrigueira da mochila, evite esse tipo de bolso. Os bolsos confeccionados em tela mesh permitem a ventilação quando mantidos aberto. Os bolsos em mesh são mais indicados, principalmente, em jaquetas multi-atividade. Já para trekking e montanhismo, os melhores são os bolsos cujo zípers possuem costuras invertidas e seladas, para evitar a entrada de água e vento.
Corda de Ajuste na Cintura (5)
Verifique se as cordas de ajuste na cintura da jaqueta não são expostas para fora da jaqueta, pois eventualmente elas podem se agarrar em algo durante sua aventura. Prefira ajustes internos.
Dicas Interessantes:
- As jaquetas, muitas vezes, precisarão ser utilizadas em conjunto com luvas e mochila. Experimente a Jaqueta juntamente com esses dois itens para verificar se você consegue, por exemplo, manipular os zípers utilizando sua luva de inverno, ou se você consegue acessar os bolsos mesmo com as fitas da mochila ajustadas em seu corpo.
- A Jaqueta deve ter um comprimento bom e certa folga, para permitir total liberdade de movimentos, muito importante para atividades outdoor.
- Se você vai comprar a Jaqueta em uma loja física ou pela Internet, peça ajuda para os vendedores, pois eles poderão lhe indicar o produto correto para a atividade que você deseja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário