Dois batões (1 par) é bem melhor do que apenas 1, pois provê máxima estabilidade e propulsão a cada passo. Saber usar o bastão de caminhada é muito importante, pois, é comum ver usuários com batões de caminhada altos demais, causando mais sofrimento do que benefício. A altura correta do bastão é fácil de ser encontrada, basta que seu braço esteja paralelo ao chão, ao segurar o bastão pela empunhadura, com a ponta encostada no chão. Algumas pessoas preferem deixar um pouco mais curto, aí vai de cada um. Teste a melhor altura para você.
A fita de punho é mais importante do que a empunhadura em si. Se você segurar a empunhadura com força, o pulso ficará sobrecarregado, reduzindo a circulação nas mãos e travando os músculos do braço, por isso a força deve ser compensada entre o grip e a fita de punho. A melhor forma de segurar a fita de punho é encaixando-a no V das mãos (por trás do polegar, passando pela costas e palma mãos). Ajuste a altura da fita de forma a deixar as mãos na mesma direção (altura) da empunhadura. Essa maneira de segurar também serve para os bastões de esqui.
Os bastões se diferem pelo peso, capacidade de amortecer impactos (geralmente com sistema de molas internas), tamanho, tipos de grip, ponteira e material. Existem bastões de 1, 2 e 3 estágios (2 e 3 estágios telescópicos). Ao comprar um bastão de 2 ou 3 estágios, verifique a qualidade das travas (ou opte pelas melhores marcas). Também existem os bastões dobráveis, com estrutura parecida com a de uma barraca de camping (peças de alumínio ligadas com elástico por dentro). Estes últimos são mais fracos, porém leves e de pouco volume, podem ser utilizados em pequenos trajetos.
As mais confortáveis são as anatômicas, anguladas, com encaixe perfeito para as mãos. Certifique-se também que seja possível apoiar as mãos sobre (no topo) da empunhadura, essa pegada é muito importante em descidas, como saltar de um degrau mais alto em um ambiente cheio de rochas. A parte de baixo da empunhadura também é muito importante, principalmente ao transpor encostas, onde se necessitará segurar o bastão mais em baixo.
Fitas de Punho (Straps)
As fitas de punho irão suportar a maior parte do peso que você coloca no Bastão, por isso ela é muito importante. Os bastões vendidos em Par, em sua maioria, possuem empunhadura para mão direita e mão esquerda, o que é mais confortável. Bastões vendidos unitário tem empunhadura única, perde um pouco no conforto. As fitas podem ser ajustadas para uso com ou sem luvas.
Travas de Ajuste do Comprimento
As travas para ajuste do comprimento devem ser de boa qualidade, de tal forma que quando na posição "travada" você possa colocar todo seu peso no bastão e ele não saia do ajuste de altura. Algumas travas são de rosca (a rosca fica na parte interna do bastão) e outras são abas externas, tipo de tripé.
Corpo
Quase todos os Bastões atuais são feitos de alumínio, por ser um material leve e resistente, mas existem também Bastões de Carbono, ainda mais leves e resistentes, porém bem mais caros também.
Discos (Baskets) para Cada Tipo de Terreno
Os bastões de caminhada geralmente acompanham borrachas de proteção em suas ponteiras e também discos para serem utilizados de acordo com o tipo de terreno. Quando se utiliza o bastão em terreno mais duro, é sempre bom utilizar o bastão com as "sapatas", para proteger a ponteira. Em terrenos mais fofos, como terra, areia, neve, deve se utilizar os discos apropriados. Nem todos os bastões acompanham discos para neve, se for o caso você pode comprá-los com o acessório.
Escolha seu caminho, equipe-se e boa aventura!
Muito bom!
ResponderExcluirExiste alguma especificação das biqueiras corretas para cada tipo de terreno?
ResponderExcluirOlá. Sim, basicamente, quanto mais fofo o terreno, maior o disco a se utilizar, para que o bastão "atole" menos. Em terrenos muito duros, pode-se utilizar sem nenhum disco, ou, se preferir, pode-se usar botinhas, para proteger a ponta, apesar da ponta ser resistente e feita para durar.
Excluir