segunda-feira, 26 de março de 2012

É hora de patinar


Por Cristiane Marques para Arco e Flecha
@Dentromochilao

Pode parecer coisa de criança, mas patinar é um excelente exercício para o corpo e mente. Qualquer pessoa é capaz de aprender e não há limites de idade - nunca é tarde para começar. A atividade além de agradável é muito saudável, pois fortalece os músculos dos glúteos e das coxas, melhora a flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio e queima calorias. Patinar oferece os mesmos benefícios aeróbicos de uma corrida, porém com menos impacto.  

Os patins podem ser transportados facilmente na mochila ou em uma pequena bolsa, sendo ótima alternativa para quem quer praticar um exercício físico e não é adepto à rotina de academias. 

A atividade é realizada ao ar livre em praças, parques e orlas, atraindo cada vez mais adeptos por sua simplicidade e liberdade. Os movimentos são como passos de dança e a única preocupação do praticante é "flutuar" sentindo o vento bater no rosto. Com algumas horinhas de patinação não tem como negar a sensação de bem estar. 

"Andava de patins quando era criança e comprei outro há uns dois anos com a intenção de relaxar, para desestressar do batidão no trabalho. Hoje pratico três vezes por semana por duas horas" Kleyton Souza, consultor empresarial, 28 anos.

Os tombos são inevitáveis, ainda mais se o último contato que teve com os patins foi na sua infância. Para proteger de lesões procure usar equipamentos de segurança, como capacetes, protetores de punho, joelheiras e caneleiras. Nas quedas os joelhos e punhos são os que mais lesionam e saber cair é muito importante para evitar fraturas, a maneira ideal é flexionar os joelhos e aparar com as mãos no solo.

Se nunca patinou, o recomendável é começar com os patins de quatros rodas paralelas - que particularmente acho um charme - busque orientação de um profissional e use os equipamentos de segurança. Bons patins devem ser confortáveis e proteger o tornozelo e as meias devem ser compridas ultrapassando o limite dos patins para não machucar a perna do atrito com a bota.

Que tal reviver os anos 90 - auge dos patinadores - e sair para dar umas voltas?

Pergunta: Na sua cidade tem algum local legal para patinar? Deixe seu comentário.

2 comentários:

  1. Vou deixar minha dica para quem passar por Brasília e quiser patinar... O Parque da Cidade e o eixão - aos domingos - são ótimos lugares para praticar.
    Boa patinação galera!

    ResponderExcluir
  2. Olá Cris,

    Parabéns pelo post. Aproveito para deixar minha dica: Em São Paulo, o point da patinação é o parque Vila Lobos. O melhor é frequentar durante a semana, pois é bem mais tranquilo. O piso é apropriado para patinação, tem mesmo os praticantes de hoquey, que ficam no csnto direito do parque, próximo a lacração do Detran. Para quem já está fera na patinação, dá para encarar a ciclofaixa de domingo, dividindo espaço com os ciclistas, sempre com o devido cuidado, dá para conciliar os dois esportes.

    ResponderExcluir