quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Ciclo Viagem com Criança Pequena - Fácil, difícil? Temos a Resposta

Em Agosto de 2013 tínhamos as passagens compradas para uma Ciclo Viagem que partiria da cidade de Liubliana (Eslovênia)  a Atenas (Grécia). 1 mês antes de partir em viagem recebemos a notícia de que viria ao mundo nosso primeiro filho, o notável Nicolas.

Ele chegou mudando nossas vidas, sempre para melhor. Tivemos que cancelar a viagem de bike por recomendação médica, então fizemos um tour pelo leste Europeu usando carro, trem e avião.

Em 2014 Nicolas nasceu e trouxe consigo um monte de energia que nos encheu de alegria. Veio 2015 e decidimos comprar passagens para a Europa e realizar nossa primeira Ciclo Viagem em família, pois antes era apenas em casal. A viagem realizar-se-iria na segunda quinzena de outubro, o destino era o sudoeste da França.

Quando as pessoas escutam que você vai viajar de Bike com seu filho de 1 ano e meio vem a expressão de susto e perguntas como: Mas como? Como você vai fazer com o Nicolas? Como vai alimentá-lo durante a viagem? E se ele ficar doente? Ele não é muito pequeno para entender a viagem? Não estará frio? Dentre tantas outras perguntas.

Esse post não é uma regra ou manual que deva ser utilizado como exemplo caso você esteja pensando em viajar com seu filho(a) pequeno(a). Deixo aqui apenas o relato de como foi nossa primeira viagem internacional, incluindo 8 dias de Ciclo Viagem, acompanhados de nosso filho Nicolas, com 1 ano e 7 meses.

A Viagem de Avião

O pesadelo dos pais é imaginar os filhos dando o maior trabalho dentro do avião, sem poder sair de lá, a criança gritando, chorando ou qualquer outra situação incontrolável. Sim, esse também era nosso medo, sabemos que, por vezes, não há nada que façamos que possa segurar a birra ou controlar uma criança pequena.

Pois bem, nos preparamos da melhor forma possível para esse momento. Pesquisamos blogs de outros pais, consultamos nossa pediatra e chegamos na solução.


  • Preparamos o Nicolas com roupas leves e confortáveis.
  • Levamos mamadeira, papinha, kit de remédios para possíveis doenças que poderiam aparecer (consulte seu pediatra).
  • Trocas de roupas, para ele e para nós, fraldas, creminhos, etc.
  • Almofada para que ele pudesse dormir em nosso colo durante a viagem (a mesma almofada que utilizamos nos trocadores de fraldas).
  • Compramos um carrinho do tipo guarda-chuva para utilizar durante as locomoções nos aeroportos e também durante passeios nas cidades.



O resultado: Uma viagem super tranquila, tanto na ida quanto na volta. Nada de gritos, nada de choro, nenhum passageiro irritado, pelo contrário, Nicolas recebia sorriso e elogio dos outros passageiros. Na ida, uma insistente febre o deixou ainda mais tranquilo, na volta, já recuperado da virose, ele veio acordado metade do trajeto, ainda sim sem qualquer problema para controlar sua energia.



Os diferentes Quartos

Em ciclo viagens é certo que dormiremos em locais diferentes todos os dias, então, será que isso deixa a criança perdida, assustada? De forma alguma, não houve nenhum problema nesse sentido, o pequeno Nicolas rapidamente fazia o reconhecimento do quarto do hotel / casa de família e logo se ambientava. Dormia conosco na cama, sem choro, sem reclamar. Retirávamos do ambiente objetos que ele poderia quebrar com facilidade (vasos, abajur, interfone, etc), com isso ele podia ficar livre sem nos preocupar.


E durante o Pedal caramba?

Sim, essa é a melhor parte. Será que as crianças gostam de viajar em um trailer engatado na bike? A Resposta é simples: Eles nasceram para isso... rsrsrsrs  Sim, ao colocarmos o Nicolas sentado no trailer, que alugamos na cidade de Lyon, ele gostou desde o primeiro minuto. Mesmo ao fechar o habitáculo completamente, nenhuma reclamação. Ele usou o trailer para colocar em dia as horas de sono que ele devia para si. 

No primeiro dia no Trailer, saímos com um frio de 10 graus, sem problemas para o Nicolas que estava protegido e confortável.

Em poucos minutos ele já estava dormindo com o balanço do trailer...

Com o trailer todo fechado...

Abríamos para verificar se estava tudo bem, ele pegava no sono rapidamente...

E como a criança aproveita a viagem?

Ciclo Viagem é algo lento e demorado, passamos por muitos lugares, diferentes paisagens, muitos locais interessantes. Além de acompanhar pela janelinha do trailer, praticar yoga, cantarolar e dormir, o Nicolas desceu em vários momentos para curtir a tranquilidade que o Ciclo Turismo oferece.

Infindáveis trocas de fraldas limpeza de nariz escorrendo...

Pausas para lanches...

Atravessando pequenas cidades e aproveitando para um cafezinho, leitinho...

Pedalando ao lado do rio Rhone...

Admirando a paisagem em um dos silenciosos observadores ao longo do Via Rhona...

Sobra tempo para dançar...

Ou dar gargalhadas...

Subir nas árvores...

Alimentar as ovelhas com capim verdinho...

Trocas novamente as fraldas...

Comer...

As vezes, no conforto em um hotel...

Ou em um jantar romântico em família...


Desbravando...

Colhendo frutas... Uffa

Correndo com a Mamãe...

Brincando com o Papai...
Apenas curtindo...

Visitando Grutas...

Teatros Romanos...

Admirando a paisagem montanhosa...

Em seus primeiros passos de Trekking...

Pousando para fotos...

E sempre lembrando de trocar as fraldas...

Só podia ser muito bom mesmo!

Contato com o Pediatra

Foi muito importante levarmos os medicamentos recomendados pela Pediatra, todos foram utilizados (anti-térmico e antibiótico). Tínhamos o contato com a pediatra através do whatsapp (que utilizávamos sempre que tinha uma rede WiFi disponível). Isso foi essencial, pois o Nicolas viajou com uma virose e ficou com sintomas como febre, falta de apetite durante alguns dias da viagem.  Mantenha contato com seu Pediatra e viaje muito mais tranquilo.


Já é hora de sair em viagem?

Essa é uma resposta que só mesmo cada papai e mamãe deve ter. Impossível ou difícil não é! É mais trabalhoso que viajar somente em casal, pois você tem mais uma pessoa para cuidar, para preparar as malas, para entreter. Cabe aos pais decidirem o melhor momento para viajar com seus pequenos, mas, quando for o seu momento, vá sem medo, não é um bicho de sete cabeças. As recordações serão maravilhosas e você ajudará a desenvolver um novo ser aventureiro e explorador.

Curta a vida e cada momento com seu filho(a), seja em viagem ou não.

Augusto e Andrea trabalham na loja Arco e flecha e podem lhe ajudar com alguma dúvida nesse assunto, deixe sua mensagem aqui pelo Blog e ela será respondida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário