sexta-feira, 27 de abril de 2012

Guerra Silenciosa: Atleta x Vírus da Gripe

Poucos sabem, mas os atletas mais assíduos ou de longo período, sofrem muito com a gripe logo após a prática esportiva. Você sabe os motivos? Sabe como evitar?

Atletas de Maratonas, Ciclo Turismo, Corridas de Aventura, Triathlon, entre outros, são frequentemente alvo de vírus da gripe, e consequentemente outras doenças e infecções causadas pela baixa imunidade. Muitos não sabem que o esporte e a doença tem alguma relação, mas tem e a boa notícia, PODE ser Evitada!

"No ano passado, quando fiz um ciclo turismo de 10 dias atravessando os Alpes (Alemanha - Áustria - Itália), tive, desde o primeiro dia, sintomas da Gripe, os quais apareciam somente durante a noite. Todas as noites me congestionava o nariz e a garganta inflamava. Isso ocorreu tanto comigo quanto minha esposa. Mesmo após chegar de volta ao Brasil, eu ainda sofria de uma terrível inflamação na garganta, que só curou após uma injeção de Benzetacil, que combateu as bactérias que ainda me atacavam. Somente então comecei a ouvir sobre a ligação entre a atividade física intensa com a facilidade de contrair algum vírus." Augusto Canabrava

Os exercícios pesados e de longa duração podem "danificar" sua primeira linha de resistência contra vírus, baixando a quantidade de anti-vírus presentes na nossa saliva e membranas mucosas.  Isso ainda pode atingir sua segunda linha de defesa em 3 a 17 horas, impactando as células macrófagas, as quais deveriam engolir ou matar os vírus.

Os vírus precisam invadir suas células para se replicarem, mas, normalmente, seu corpo tem defesas naturais que combatem o vírus antes que ele se espalhe. Porém, se o seu sistema imune está fragilizado por algumas horas, ou mesmo por dias, ele cria uma janela para que os vírus entrem e se alojem. E o que todo atleta menos deseja é que um mal estar ou doença lhe impeça de realizar o evento esportivo tão planejado durante meses, ou mesmo a conclusão de uma viagem dos sonhos.

"A maioria dos casos de abandono de provas  é causada por vírus. Exercícios intensos reduzem nossa habilidade de lutar contra ataques infecciosos." Menciona Gleeson, professor de Bioquímica do Exercício da Universidade de Loughborough - UK.

Estudos mostram que aumenta de 100 a 500% a possibilidade de se contrair uma doença após uma maratona ou um "ultra-evento", mesmo que a infecção tenha iniciado nos treinos antes do evento.

"A gripe comum é a doença que mais aflige os atletas." Diz Gleeson.

FORTALEÇA AS SUAS DEFESAS!

1. Tome Yorgut com probióticos. "Muitos estudos mostram que os lactobacillus probióticos podem reduzir a incidência de gripe entre os atletas. " Diz Gleeson.

2. Pastilhas de Zinco podem prevenir ou reduzir a duração da Gripe se você começar a tomar em até 24 horas do início dos primeiros sintomas, de acordo com a pesquisa de um importante jornal médico inglês (Opem Respiratory Medical Journal). 

3. Mantenha seus níveis de minerais e vitaminas em um nível máximo, através de uma alimentação balanceada e de acordo com a atividade intensa. Consulte seu nutricionista para verificar a necessidade de suplementos, ricos em vitaminas A, C, E e D3.

4. Ingerir carboidratos durante o exercício reduz o impacto no sistema imunológico.

5. Mantenha-se bem hidratado, de forma a prevenir que sua saliva seque. Isso irá manter sua primeira linha de defesa. 

6. Repositores energéticos diluídos na água, como por exemplo o Suum (http://www.arcoeflecha.com.br/p-5642-autocomplete.html), podem diminuir o tempo de baixa imunidade. 

7. Se você não conseguiu evitar a gripe ou outra doença, mantenha-se bem hidratado e procure um médico para tratamento e controle dos sintomas indesejados.

Matéria traduzida e adaptada por Augusto Canabrava.
Fonte: Revista Outdoor Fitness - Março / 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário