domingo, 15 de abril de 2012

Vá de bicicleta

Por Cristiane Marques para Arco e Flecha
@Dentromochilao

Escolher a bicicleta como meio de transporte faz bem para o corpo e o meio ambiente. Você não precisa fazer uma troca radical de deixar de lado o carro e andar somente de bicicleta – seria o ideal, mas sabemos que não é a realidade. Para começar, sugiro usá-la nas proximidades de sua casa para ir ao mercado, padaria e farmácia. Começando a pedalar diariamente já perceberá as vantagens de usar a “magrela”.

Pedalar cuida da saúde física diminuindo os riscos de doenças cardíacas, reduz a probabilidade de obesidade, diabetes e hipertenção; além de aliviar as tensões que geram estresses e depressão. A bicicleta não faz barulho, não emite poluentes como o monóxido de carbono, não ocupa muito espaço físico e é muito econômica.
Ao redor do mundo, várias cidades como Amesterdã, Bogotá, Berlim e Compenhague oferecem infraestrutura de ciclovias que estimulam a população fazer da bicicleta seu principal meio de locomoção. A bicicleta deve fazer parte da vida diária e não ser lembrada apenas nas horas de lazer. É uma alternativa para fugir do tráfego de carros cada vez mais caótico das cidades.

Distância não é desculpa
O percurso de casa para o trabalho ou faculdade é muito longe? Tudo bem! Mas não é argumento para deixar de usar a bicicleta. Combine com um amigo - que tenha carro - e vá pedalando até a casa dele. De lá, vocês seguem de carro até o destino, usando da carona solidária. Dessa forma, será um carro a menos reduzindo as emissões de CO2 na atmosfera. Se seu amigo gostar do movimento, podem fazer esquema de revezamento.

Fique ligado!
Ainda falta muito para o Brasil se tornar um país totalmente seguro para quem anda de bicicleta. Acompanhamos frequentemente fatalidades envolvendo ciclistas por causa da imprudência e falta de respeito dos motoristas. Por isso, todo cuidado é pouco ao pedalar nas ruas. Use equipamentos de segurança, não pedale na contra mão, respeite os semáforos e durante à noite use luzes para sinalizar a sua presença.
Você sabia?
Em horário de pico, a agilidade e facilidade de locomoção da bicicleta superam ônibus e carros. É sabido, que a velocidade máxima da bicicleta é bem mais baixa que um automóvel. No entanto, o carro passa muito tempo parado esperando um semáforo abrir ou em congestionamentos. Sendo assim, em horários de rush a velocidade que os carros "caminham" é facilmente ultrapassado pelas bicicletas.

Um desafio intermodal realizado pelo Instituto CicloBR em São Paulo, entre bicicletas, carros, motos, ônibus e metrô, comprovou que nos horários de pico as bicicletas chegam primeiro.

Pedalando você ganhará horinhas de felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário